Tel:253 278 281 Tlm:96 53 56 636 Fax:253 213 958 Email:info@jovemcoop.com

Travessia do Norte - Etapa 3


A noite anterior estava quente, o que permitiu um passeio a pé pela renovada cidade de Chaves.

Aproveitando da melhor forma o programa "Polis", Chaves está de cara lavada, com as ruas do centro muito bem arranjadas e com toda a zona ribeirinha renovada e virada para as pessoas. Tirando partido do rio, criou-se uma zona pedonal que permite passeios descontraidos após o jantar, como era o nosso caso, assim como a prática de desportos para manutenção física.

Numa simpática mercearia das ruas históricas da cidade, abastecemo-nos de fruta, figos secos, sanduíches e sumos para a viagem até Montalegre.

A temperatura tinha subido e foi sob um sol forte que serpenteamos os montes e campos vizinhos. À entrada de uma aldeia, numa ponte, encontrámos duas senhoras de proveitosa idade com quem entabulamos conversa. O Flávio fotografava, como de costume, quando alguém comentou os seu hábitos de repórter, ao que a mais velha acrescentou, com ar trocista, " já os vi mais engraçados..." ( ficou a frase do dia).

Hoje, dia 31, alguém faz anos. O Portela completa 45 anos e festeja-os em pleno esforço, já que esta etapa revela-se a mais dura da travessia, quando sob um sol abrasador iniciámos a subida à serra do Larouco, elevando-nos até aos 1400m, num trilho técnica e fisicamente bastante difícil.

Chegada a Montalegre ao fim da tarde, para jantar e festejar os anos do nosso companheiro, na boa companhia da Maria João e da Carla, que nos agraciaram com a sua visita neste dia de festa.

Joaquim Lopes em 31/05/2010