Tel:253 278 281 Tlm:96 53 56 636 Fax:253 213 958 Email:info@jovemcoop.com

Actividades


Percursos do Barroco - No Tempo do Arcebispo D. Rodrigo (a Cidade)

(Cultura/Património)

16.MAR | 09h30 | Sé de Braga




Este foi o primeiro percurso para dar a conhecer a obra de D. Rodrigo Moura Telles





Fotografia de Grupo





"Diário do Minho" 17/03/2013

O legado do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles, na cidade de Braga, foi o destaque do segundo Percurso Barroco, uma iniciativa conjunta da Braga + e da JovemCoop, que pretendeu ajudar os bracarenses a conhecerem e a valorizarem o seu património.

O percurso visou reescrever as obras patrocinadas por um dos prelados mais importantes da história bracarense, na tentativa de reinterpretar, à luz do contexto vivido por Braga no início do século XVIII, os artistas, os monumentos e as iniciativas que tiveram D. Rodrigo de Moura Telles como protagonista.
A primeira obra a ser apreciada foi a capela de S. Geraldo, na Sé Primaz, onde o prelado está sepultado. Em seguida, os participantes puderam admirar os sapatos que D. Rodrigo utilizava para aceder à mesa das celebrações que, devido à sua reduzida estatura, exigiam um tacão monumental.

O percurso passou, ainda, pelo Largo do Paço, Capela de S. Sebastião das Carvalheiras, Igreja da Penha e pela Capela da Casa das Convertidas, um dos maiores legados deste arcebispo. A visita concluiu-se com passagens pelo Campo Novo, projecto urbanístico elaborado durante a prelazia de D. Rodrigo de Moura Telles, e pela capela de Guadalupe, outra das ermidas reconstruídas no período que intermediou os anos 1704 e 1728.

Esta iniciativa contou, ainda, com a colaboração da Fundação Cultural Bracara Augusta dando seguimento às actividades promovidas durante a BragaCEJ2012.



VER AQUI FOTOS DA ACTIVIDADE





voltar