Tel:253 278 281 Tlm:96 53 56 636 Fax:253 213 958 Email:info@jovemcoop.com

Actividades


Conferência - Consórcio de Mérida, um modelo de gestão cultural para Braga?

(Cultura/Património)

Dia 12 OUT | 21h30 | Junta de Freguesia de S.Victor









"Público" 14/10/2012






"Correio do Minho" 15/10/2012



A JovemCoop e a Coligação "Juntos Por Braga" promoveram uma conferência sobre "Consórcio de Mérida - um modelo de gestão cultural para Braga?", incitando à reflexão sobre a gestão dos vestígios patrimoniais , a sua fruição pelo público e as perspectivas para o futuro e aproveitamento dos mesmos.

A conferência foi proferida por D. Miguel Alba Calzado, arqueólogo e director científico do Consórcio Ciudad Monumental de Mérida.

Ao longo de pouco mais de uma hora, D. Miguel Alba apresentou o caso emeritense, abordou a história do local e a estratégia definida para rentabilizar os vestígios do passado.

Além disso, mostrou que com criatividade, vontade e diálogo, podem ser encontradas soluções fáceis e rentáveis, que pouco oneram os cofres públicos. A participação de dinheiros públicos é de 15% do orçamento global do Consórcio e o Ayuntamiento de Mérida "apenas" comparticipa com cerca de 30.000€.

Entendemos que tem de haver uma nova perspectiva sobre a cultura patrimonial e sobre potencializar as estruturas que vão sendo exumadas em Braga. E convém que as entidades com responsabilidades possam sentar-se "à mesa" e dialogar, definindo estratégias para alavancar a marca Braga e potenciar a vivência do e no centro histórico.

A esta conferência, cerca de 100 pessoas responderam afirmativamente ao convite público e puderam questinar, no final da apresentação o orador sobre as vantagens e potencial da estratégia emeritense.

Vale a pena ler os artigos publicados nos jornais, para melhor se entender o resumo da conferência!


VER AQUI FOTOS DA CONFERÊNCIA


voltar