Tel:253 278 281 Tlm:96 53 56 636 Fax:253 213 958 Email:info@jovemcoop.com

Actividades


Povoado dos Bracaros - Apresentação Evento

(Cultura/Património)

Evento de Inspiração Histórica - 19 a 22 de Julho




Cartaz do evento








"Diário do Minho" 06/07/2012











"Correio do Minho" 06/07/2012



As recriações históricas, ou eventos de inspiração histórica, são sempre um forte atractivo para o grande público.

Habituados a ver recriações do mundo romano, como bem a Braga Romana soube conquistar os bracarenses, ou Feiras Medievais, um pouco espalhadas por todo o país, muita vezes fechamos o nosso pensamento a duas cronologias, não perspectivando o resto da linha cronológica.

A Associação dos Artesãos do Minho propõe, durantes os dias 19 a 22 de Julho, relembrar os tempos da Idade do Ferro, na altura em que esta região seria habitada pelos Bracaros, um povo ainda não influenciado pela cultura romana.

O evento terá uma área de transacção de produtos (mercado), uma área de restauração, com tenda de comidas, uma tenda pedagógica, para os mais novos aprenderem mais sobre as vivências dos castros e contará com uma conferência sobre o Mundo da Idade do Ferro, proferida pelo arqueólogo Gonçalo Cruz.
Durante os quatro dias, haverá sempre animação musical e teatrais, com a recriação de uma cerimónia fúnebre.

O "Povoado dos Bracaros" será sitiado no Largo de S.Francisco (esquina da Arcada para a Igreja dos Terceiros), Rua do Castelo, Rua dos Janes e Largo de S.João do Souto.

A JovemCoop associa-se por esta iniciativa porque além da animação do centro histórico, poderá contribuir para mostrar outras realidades históricas e sensibilizar os bracarenses para as vivências da Idade do Ferro, tantas vezes díficeis de compreender.

Esperamos, ainda, que seja um forte impulso para mostrar Braga noutras cronologias, inspirando a, futuramente, mostrar a Braga Medieval ou a Braga do Barroco.



voltar