Tel:253 278 281 Tlm:96 53 56 636 Fax:253 213 958 Email:info@jovemcoop.com

Actividades


Todos os Caminhos Vão dar a Bracara Augusta

(Cultura/Património)

Via XVII - Este S.Pedro até Monte Pilar (P.Lanhoso)









"Diário do Minho" 13/05/2012





As "Vias Romanas" constituem uma das mais expressivas manifestações do carácter pragmático da cultura romana e, por isso, um dos mais poderosos veículos de romanização dos espaços integrantes do seu vasto império. Ora, percorre-las é, então, reviver um passado que nos é próximo e que, por isso, dá forma ao nosso presente.

Considerado o mais importante itinerário romano do noroeste peninsular, a Via XVII ligava Bracara Augusta a Asturica Augusta (Astorga), por Aquae Flaviae (Chaves), num percurso de cerca de 380 Km que unia 18 cidades.

No passado dia 12, a JovemCoop e a BragaCEJ realizaram uma nova edição da actividade "Todos os Caminhos vão dar a Bracara Augusta", desta vez privilegiando o traçado da Via romana XVII, que seguia para Asturica Augusta, por Aquae Flaviae (Chaves).

Esta iniciativa, promovida pelo Grupo de Professores de História e de Educação Física da Escola Secundária Carlos Amarante, contou com mais de 100 pessoas e permitiu calcorrear as calçadas graníticas desta via, entre S. Mamede d'Este e o Monte Pilar (ou Castelo) na Póvoa de Lanhoso.

A todos os que participaram, aqui fica o nosso sincero agradecimento.




VER AQUI FOTOS ACTIVIDADE








voltar