Tel:253 278 281 Tlm:96 53 56 636 Fax:253 213 958 Email:info@jovemcoop.com

JovemCoop

História


A Jovem Cooperante – Natureza/Cultura nasceu do resultado de um primeiro contacto com a organização juvenil inglesa “The Woodcraft Folk” – uma delegação portuguesa constituída por 10 membros, filhos de associados da Cooperativa Novos Pioneiros, num acampamento com 300 jovens de todo o mundo, realizado em Malvern – Worcestershire, no Verão de 1979.

Ao assumir o convite feito a uma delegação inglesa para estar presente em Portugal no ano seguinte, os membros participantes nesse primeiro contacto, comprometeram-se a preparar um programa para a estadia dessa delegação no nosso país. A organização entre as pessoas foi o primeiro passo dado na criação da associação.

A Jovem Cooperante – Natureza/Cultura foi fundada a 16 de Agosto de 1979. Até à data presente a associação evoluiu na sua definição e objectivos, atingindo um número sempre maior de jovens.

Em 1980, é realizado o 1º Intercâmbio Internacional Jovem Coop. Desde então, realizaram-se actividades internacionais em Países como Espanha, França, Itália, Grécia, Bélgica, Chipre; Escócia, Egipto, Finlândia, Hungria, Roménia, tendo esta associação sido pioneira em gerir e movimentar estes contactos, dando a possibilidade, aos nossos membros, de conhecer outras culturas.

Contudo as nossas actividades não se cingem apenas a actividades Internacionais, mas também a actividades com a componente cultural, recreativa, tempos livres, Ambiente, etc, como pode ser verificado no nosso plano de actividades.
Ao completar 33 anos de existência como associação, definimo-nos como uma entidade de ocupação dos tempos livres dos jovens aberta a toda a comunidade, através da promoção de actividades educativas não formais.

É nossa prioridade dar seguimento a esta linha de actividades, incentivando os nossos membros a conhecer, além de novas culturas, a cultura da sua própria região.

Assim, cada vez mais apostamos na educação e sensibilização para o património, qualquer que seja a sua índole, expressão ou domínio, isto é, visamos a protecção e sensibilização para o património ambiental, natural, cultural e patrimonial, quer seja arquitectónico ou arqueológico.

Esperamos desta forma contribuir e poder continuar a contribuir para a responsabilização dos nossos membros, educando-os e formando-os para uma vivência democrática e tolerante.

Se nos quiser ajudar a alcançar estes objectivos, esperamos por si ou na nossa sede ou nas nossas actividades!

voltar